quarta-feira, 13 de abril de 2011

OEDH realiza debate sobre ditadura


No dia 1º de abril, o Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp realizou o debate "Ditadura, Memória e Verdade". O evento aconteceu no aniversário de 47 anos do Golpe Militar e discutiu assuntos relacionados ao antigo regime.

O debate contou com a participação do Prof° Dr. Antonio Folquito Verona, da Drª Eliana Francoi Neme e do Dr. Roberto Tadeu Vaz Curvo. Também marcou presença o presidente do Observatório, o Prof° Dr. Clodoaldo Menguello Cardoso.

FAAC e Universidade de Sevilha elaboram palestras sobre patrimônio industrial

Nos dias 25 e 26 de março, a Unesp de Bauru promoveu o Seminário Patrimônio Industrial, que discutiu produções acadêmicas sobre patrimônio industrial da FAAC, da Unesp de Rosana e da Universidades de Sevilha.

O evento contou com palestras a respeito da antiga companhia ferroviária Noroeste do Brasil, a NOB, que ligava Bauru a Porto Esperança, no Mato Grosso do Sul. Também foi elaborado o projeto Memória Ferroviária, que levanta documentos e material sobre ferrovias do interior de São Paulo, entre 1868 e 1971.

Uma visita técnica ao complexo ferroviário de Bauru e palestras marcaram o encerramento do seminário.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Unesp de Botucatu promove diálogo entre pesquisadores das Ciências Biológicas


O Instituto de Biociências, do campus de Botucatu, realizará o evento, entre os dias 12 e 14 de maio, com o tema "Dez anos promovendo e discutindo ciência". O encontro irá reunir pesquisadores de genética, farmacologia, botânica, biometria e biologia geral e aplicada.



O evento é aberto a estudantes, pós-graduados, professores e profissionais da área. O prazo para envio de trabalhos já foi encerrado. A taxa de inscrição é de R$ 50 para alunos da graduação e R$ 55 para os demais participantes.

Astrônomo descobre idade de família de asteróides




O físico e astrônomo Valério Carruba, da Unesp de Guaratinguetá, identificou os 92 corpos celestes que compõem a família de asteróides conhecida como Tina. O trabalho foi feito em pareceria com o astrônomo italiano, Alessandro Morbidelli, do Observatório de Côte d'Azur, na França.
Por meio de simulações, os cientistas chegaram a uma estimativa de idade de 170 milhões de anos para esse grupo de corpos celestes. A descoberta foi publicada em uma revista científica considerada líder em astronomia e astrofísica.